SAÚDE NEWS

Capa

Doutor Carlos Alberto Rover é prata da casa

Nem todas as pessoas bem sucedidas nasceram em berços de ouro ou ocuparam posições privilegiadas. Steve Jobs, por exemplo, foi abandonado por seus pais biológicos, era considerado um aluno mediano e o “sem-teto” na época da universidade. No início da carreira profissional seus salários eram baixos e diversas foram as demissões. Porém, Steve superou tudo e se transformou no grande “homem da Apple”.
Mas, para conhecer histórias inspiradoras, não é preciso ir longe assim (Califórnia - EUA), pois foi aqui, no interior do Paraná, que nasceu o menino sonhador Padrão Master. Cresceu com um ardente desejo em seu coração de ser médico e prestar um serviço útil para o maior número de pessoas possível. Com muita garra, disciplina e perseverança aprendeu a lidar com o que alguns chamam de obstáculos, contudo para ele significam oportunidades de crescimento. Com isso, após 20 anos de medicina, seu nome está na lista dos cirurgiões vasculares mais renomados da atualidade. Em 2018, ele estará presente no renomado “American Venous Forum” para falar de sua ampla experiência no tratamento de varizes. Doutor Carlos Alberto Rover é “prata da casa”, valoriza suas raízes, sua gente, sua terra. Rotineiramente, recebe convites para trabalhar nas grandes capitais, mas escolheu Cascavel para se estabelecer. É um médico que foi muito além dos bastidores dos consultórios e hospitais: aperfeiçoou técnicas; fundou o “Curso Master em Fleboestética”; expandiu sua marca; participa ativamente de congressos nacionais e internacionais; capacitou mais de 756 cirurgiões vasculares; ministra palestras; fundou o Projeto Bambu, que trata varizes de pacientes carentes, por meio da técnica de espuma. Pelo profissionalismo e atendimento humanizado, conquistou uma legião de pacientes, amigos e admiradores.
Em 2015, o cirurgião esteve em destaque na capa da Saúde News. De lá para cá, a repercussão positiva desta reportagem gerou muitos pedidos dos leitores para retomar o assunto. Aceitamos a sugestão e novamente o cirurgião nos surpreendeu com as novidades pessoais e profissionais e, ainda, com as inovações no tratamento de varizes sem repouso.

Data de nascimento - 10/11/1969

Naturalidade - Nasceu em Nova Prata do Iguaçu, às 10 horas da noite, à luz de lampião e uma das tias (Tia Tere) assistiu a cesariana por uma das frestas que havia no centro cirúrgico.

Infância - “Foi maravilhosa! Sou da época em que se tomava banho de chuva, jogava bola com os pés descalços e corria-se pelos banhados.”

Escola - ““Estudei o ensino fundamental (primeiro grau) em Nova Prata do Iguaçu e o ensino médio em Erechim. Depois, fiz um ano de cursinho e passei no vestibular para medicina.”

O primeiro emprego - “Meus pais, José e Alvani Rover, tinham uma loja. Eu ajudava no balcão, gostava de atender os clientes, fazer os pacotes e receber as mercadorias. Foi um grande aprendizado, pois foi com eles que aprendi a tratar bem as pessoas.”
A cidade estratégica - Em 1999, Dr. Rover chegou a Cascavel e no mesmo ano, fundou a Vascular Master Center. Sua escolha foi pautada, cuidadosamente, em questões estratégicas: morar perto dos pais, irmão, tios e primos, para conviver entre família; a cidade tinha uma faculdade de Medicina e sempre gostou de ensinar; depois, analisou os hospitais da região e verificou que eram bem equipados, bem como, ofereciam boas condições para desempenhar seu trabalho com segurança. Por último, identificou a presença de uma unidade do McDonald’s, parâmetro para o potencial de crescimento da cidade, do contrário o grupo não investiria!

Família - “Tenho meus pais como exemplo, sempre foram honestos e muito trabalhadores. No topo dos seus ensinamentos, estavam os valores da família e, principalmente, a importância dos estudos. Eles dedicaram suas vidas para formar os dois filhos: um médico e o outro odontólogo.”

O maior acontecimento da sua vida - “Sempre pensei que para ter filhos, era fundamental ter uma boa estrutura: vida profissional organizada, uma casa bacana, financeiro estável, entre outros aspectos. De repente, eles chegaram! Se eu soubesse que ser pai era tão sublime, incrível e maravilhoso, não teria esperado tanto tempo assim! É motivador sair de casa com aqueles rostos te olhando e, saber que ao retornar, estarão lá para renovar suas energias. Minha esposa e meus filhos me completam, tornam meus dias mais felizes.”

Um legado - Valores são repassados de geração em geração sobre a importância da sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Uma parte de sua pequena propriedade rural foi destinada ao reflorestamento, onde, em conjunto com os seus filhos, foram plantadas mais de 20 mil mudas, entre outras árvores nativas já existentes no local.



O cirurgião Padrão Master que preza pela excelência em tudo o que faz

• Formou-se em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 1994;

• Fez residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular no conceituado Hospital Nossa Senhora da Conceição - Porto Alegre;

• Título de especialista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV);

• Cursou em São Paulo, a especialização em Cirurgia Endovascular com Dr. Armando Lobato, curso reconhecido pela SBACV;

• Certificado de Atuação em Cirurgia Endovascular pela SBACV e CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia);

• Diretor e Coordenador do Curso Master em Fleboestética;

• Diretor e Coordenador do International Master Meeting in Aesthetic Phlebology (CIFE - 2018);

• Participa ativamente e como palestrante de encontros científicos e congressos médicos, nacionais e internacionais.


“Quando terminei a residência de cirurgia vascular, já saí operando muito bem, tanto veia, quanto artéria. Na minha formação tive professores excelentes. Sempre fui muito crítico em relação aos meus resultados. Quando ficava sabendo que alguém realizava algum procedimento de forma eficiente, eu fechava minha clínica por uma semana, quinze dias, e, até um mês se fosse preciso, para ir aprender com aquele cirurgião. Meu propósito sempre foi oferecer ao paciente, independente da sua idade ou condição financeira, o melhor tratamento possível. Sou perfeccionista, tem cirurgias de varizes que chegam durar entre seis a oitos horas. Vou para o trabalho diariamente para obter resultados excelentes e ver meus pacientes mais felizes.”



Alterações venosas

• Varizes
As varizes formam-se devido a uma alteração genética na parede das veias, levando ao seu enfraquecimento e consequente dilatação. Tanto as varizes, quanto as microvarizes e as varicoses (vasinhos) possuem a mesma origem. Os fatores genéticos e hormonais figuram entre as principais causas. Outras questões também podem influenciar no surgimento das varizes, como por exemplo, o tipo de trabalho (pessoas que trabalham mais do que seis horas em pé ou sentadas) e duas ou mais gestações. Em alguns casos elas podem provocar dores, cansaço, sensação de peso, inchaço, alterações na sensibilidade e pigmentação da pele, edema nos pés e úlceras (feridas) nas pernas. Quanto ao uso de salto alto, depilação com cera quente, ginástica, musculação, subir e descer escadas, nada disso provoca varizes.

• Varizes, Microvarizes e Varicoses
Microvarizes são veias “menores” de três milímetros e têm coloração de aspecto azulado ou esverdeado, sendo muito frequentes na face posterior do joelho e lateral da coxa e perna. Os populares “vasinhos” (ou “varicoses”) são vasos cutâneos visíveis que medem de 0,1 a 1 mm de diâmetro e manifestam-se com linhas fracamente vermelhas até um aspecto roxo e elevado. As microvarizes são a raiz das varizes e das varicoses. Já as varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas, possuindo dimensões “maiores” do que três milímetros de diâmetro. Entre os tipos descritos, são as que mais causam preocupação, por estarem sujeitas a uma circulação sanguínea tão disfuncional que pode levar à formação de coágulos em seu interior, quadro conhecido como “flebite”. Uma flebite pode, eventualmente, progredir para uma trombose venosa profunda, ou este coágulo pode deslocar-se da circulação superficial atingindo a circulação principal, tornando o quadro preocupante, pois também pode causar a embolia pulmonar - uma complicação potencialmente fatal. É importante salientar que 15% das embolias pulmonares têm como causa trombos que migraram de varizes superficiais. Daí a importância do tratamento preventivo das varizes, mesmo que o paciente não tenha sintomas ou apelo estético. Após o exame físico, Dr. Rover verifica quais veias estão comprometidas através do mapeamento dos segmentos varicosos, procedimento realizado com a ajuda do Eco-Doppler colorido, um exame de imagem que também auxilia no encontro de trombos e na localização de alterações do fluxo circulatório venoso. Outra característica do cirurgião é valer-se da ecografia antes, durante e após os tratamentos de varizes, fator que contribui para resultados mais precisos e satisfatórios.


Um Caso inesquecível
“No início da minha carreira, conheci um simpático senhor que sofria há 34 anos por causa de uma ferida. Com aplicação de algumas técnicas, consegui cicatrizá-la em apenas quatro meses. Foi emocionante, nunca me esqueci do que ele declarou: ´Doutor Rover, você tem 30 anos e minha doença 34. O senhor teve que nascer, sair para estudar e voltar para cicatrizar minha ferida. Estou muito grato e feliz, obrigado´. Isso comprova o quanto minha profissão é gratificante.”


Medicina avançada
Modernas técnicas apresentam excelentes resultados funcionais e estéticos no tratamento de varizes sem repouso

Embora as mulheres sejam mais acometidas pelas varizes, sendo uma média de cinco para um em relação ao homem, também cresce a cada dia o número de homens em busca dos tratamentos vasculares. A tecnologia dos novos aparelhos, associada a modernas técnicas, possibilitam o tratamento de varizes sem a necessidade de repouso. Dr. Rover é um especialista em detectar e eliminar a presença de varizes, sendo que a escolha do tratamento e da tecnologia empregada depende do tipo de veia e da condição clínica de cada paciente. Geralmente, os tratamentos não necessitam de internação hospitalar, sendo feitos de forma segura e indolor, o que garante uma rápida recuperação, não interferindo na rotina dos pacientes. Mãos habilidosas, conhecimento técnico e equipamentos modernos fazem da Vascular Master Center uma referência nacional e internacional no tratamento de varizes.

Sibérian: alta tecnologia de resfriamento da pele
Especialmente projetado para auxiliar em procedimentos de tratamento de pele a laser em que se queira criar analgesia na área a ser tratada. O equipamento Sibérian possui um sistema altamente qualificado de proteção epidérmica à base de resfriamento de ar que, em contato com a superfície da pele, produz uma crioanalgesia temporária, possibilitando transformar tratamentos doloridos em confortáveis e indolores. O aparelho pode ser utilizado para esfriar a pele antes, durante e depois que a energia do laser, radiofrequência ou escleroterapia foram aplicadas. Seu uso permite que um número maior de sessões seja realizado, potencializando ainda mais os resultados.

• Escleroterapia Ampliada
E uma técnica que recebeu um minucioso aprimoramento pelo Dr. Rover. Posteriormente foi apresentada, pela primeira vez, em São Paulo, em 2008, durante o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular. Hoje, após muitas pesquisas e congressos, a escleroterapia ampliada conta com embalagem própria, desenvolvida em parceria com um dos mais renomados laboratórios de São Paulo e é ensinada aos cirurgiões vasculares de todo o Brasil no Curso Master em Fleboestética. Praticamente indolor, a técnica permite que várias sessões sejam feitas em um único dia, antecipando o resultado final do tratamento, que inclusive, costuma ser ambulatorial, ou seja, dispensa cirurgias e repouso.
A escleroterapia ampliada permite tratar, secar e eliminar as microvarizes, livrando o paciente da cirurgia para sua retirada. Além disso, ao secar as microvarizes (que são as raízes das varicoses e vasinhos) melhora muito o resultado, aumentando o intervalo sem os vasinhos indesejados. Essa técnica também é preventiva, pois, ao retirar as microvarizes (raiz das varizes), impede-se que elas se transformem em “varizes” no futuro. Além disso, quando o caso for cirúrgico a escleroterapia ampliada pode ser associada à cirurgia. O paciente é anestesiado e no mesmo procedimento de retirada das varizes pode realizar várias sessões de aplicações, proporcionando a antecipação do resultado final do tratamento. Desta forma, diminui-se o número de retornos, economizando tempo e deslocamento.

Laser Transdérmico Longpulse: não há vasinho que resista
Agora, homens e mulheres podem tratar os famigerados vasinhos da face, colo, mama e pernas com um tratamento de alta tecnologia que traz resultados reais e permanentes, sem restrição à cor de pele e, ainda, com retorno imediato às atividades cotidianas. A Vascular Master Center utiliza-se do moderno LASER LONGPULSE®, de ETHEREA-MX®, que oferece um procedimento seguro e sem downtime relativo, além de ser considerada a tecnologia “padrão ouro” no tratamento de diversas lesões vasculares. Seu comprimento de onda possui grande capacidade de absorção de hemoglobina, encontrada dentro dos vasos, permitindo “secar os vasinhos” tão indesejáveis em grande parte do corpo. Não há vasinho que resista. Outra vantagem é que o equipamento não mancha a pele, não queima e nem oferece riscos ao paciente. Para evitar qualquer desconforto ou dor, é aplicada no paciente, antes do laser, uma anestesia por meio de resfriamento. Hoje grande parte dos vasinhos e varicoses, como também algumas microvarizes das pernas podem ser tratadas apenas com o laser transdérmico, sem a necessidade das indesejáveis agulhinhas.

Endolaser: tratamento de varizes sem corte e sem repouso
O Endolaser Orlight Inovva CX 1470 revolucionou o tratamento de varizes, pois aquelas varizes calibrosas que antes eram retiradas, hoje com o endolaser são tratadas sem cortes. O procedimento consiste em uma pequena punção na veia a ser tratada. Também, é indicado para veias de difícil acesso, que antes não poderiam ser tratadas. É uma técnica menos invasiva, com rápida recuperação e menos hematomas. Realiza-se em um dia e no outro, após a alta hospitalar, o paciente pode retornar as suas atividades normalmente. O método é realizado puncionando a veia, guiado pelo uso do ultrassom (ecografia intraoperatória). Em seguida, é inserida uma fibra óptica dentro dela. O feixe de laser localizado na ponta desta fibra libera uma luz intensa dentro da veia, fazendo com que as mesmas sequem, sem a necessidade de serem retiradas ou de cortar a pele. No bom português, em vez de serem arrancadas, as veias são tratadas no local e depois o organismo acaba absorvendo. Dr. Rover é um dos Speakers do endolaser no Brasil, isto é, também ensina aos outros médicos da área como o aparelho deve ser manipulado.

Sua face mais bela
Sabe as veias avermelhadas e bem fininhas que saem na face, em especial na maçã do rosto e, principalmente, no nariz? Estes vasinhos e aquelas veias verdes aparentes são facilmente eliminadas pelo Laser Transdérmico Longpulse. Com o uso deste laser, as veias aparentes da face colo e mama, principalmente aquelas que se tornam mais aparentes, após implantes de silicone, respondem muito bem a este tipo de tratamento, valorizando ainda mais o resultado da cirurgia plástica.
Quando as veias, principalmente da testa, tornam-se bem dilatadas, também podem ser tratadas com o emprego do Endolaser, ou seja, uma técnica potencializa a outra. Ambos os procedimentos são rápidos e indolores, além de contarem com o auxílio da analgesia proporcionada pelo resfriador de pele.

Fleboscópio e AccuVein: alta precisão
Os modernos aparelhos Fleboscópio e AccuVein agregam alta precisão aos tratamentos médicos para remoção de vasinhos. Por meio da tecnologia de imagem, permitem a visualização dos vasos mais profundos na pele, que, usualmente, não são visíveis a olho nu. Na prática, são justamente esses vasos mais profundos que acabam nutrindo os vasinhos superficiais, que agregam aquela aparência inestética às pernas ou mesmo à face. Ambos os equipamentos facilitam a localização e o mapeamento no tratamento com o laser transdérmico, e na marcação de microvarizes no pré-operatório, identificando a raiz das varicoses. No momento da visualização, também é possível documentar através de fotografia as varizes e microvarizes presentes para um acompanhamento posterior da evolução do tratamento.

• Tratamento com espuma
É uma técnica eficaz para o tratamento de varizes com grandes e médios calibres. Em vez de retirar as veias cirurgicamente, elas são secadas por meio da inserção de uma microespuma ecoguiada. O procedimento é realizado no próprio consultório. O paciente pode voltar ao trabalho normalmente durante o tratamento, pois é ambulatorial, não necessita de internação hospitalar, anestesia ou repouso. A técnica também é indicada para pacientes mais idosos, portadores de úlcera varicosa, bem como para aqueles que apresentam altos riscos de operar quando submetidos a anestesias. Além disso, é uma alternativa excelente para os pacientes que apresentam varizes e não querem fazer cirurgia.


Curso Master em Fleboestética
Empreendedor nato estudou marketing, gestão e mercado. No ano de 2003, Dr. Rover fez uma especialização em cirurgia endovascular em São Paulo com Dr. Armando Lobato e destacou-se pelos ótimos resultados em seus tratamentos. Seu estilo e técnica eram tão diferenciados e eficientes, que logo um de seus mestres (Dr. Lobato), sugeriu ao discípulo que repassasse seus conhecimentos e habilidades para outros médicos. Contudo, a missão não era tão simples, pois Dr. Rover verificou que, tanto os procedimentos adotados no Brasil, quanto em outros países, não seguiam um método padrão. Então, por onde começar?
Persistente, em 2007 inscreveu-se no mestrado de Didática do Ensino com o renomado professor e doutor Guilherme Pita, de Maceió – em parceria com Dr. Fausto de Miranda Junior da Escola Paulista de Medicina. Lá, encontrou um cirurgião vascular que também tinha muitas afinidades com a parte venosa. Em 2009, oficializaram uma parceria e passaram dois anos estudando juntos, trocando experiências e aprimorando técnicas.
Em 2011, nascia o Curso Master de Fleboestética, em parceria com Dr. Charles Esteves Pereira que atua, desde 1997, como cirurgião vascular e diretor do Instituto de Angiologia de Goiânia, Hospital IAG. Dr. Charles, também é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e membro do American College of Phlebology. “Ele é uma pessoa maravilhosa, exímio e renomado cirurgião vascular, professor dedicado e, acima de tudo, meu grande amigo”, declara Dr. Rover.
O Curso Master em Fleboestética já capacitou mais de 756 cirurgiões vasculares, sendo reconhecido por sua excelência e credibilidade conquistou alunos da América e Europa. A Escola tem sede em Goiânia e os módulos avançados e exclusivos são realizados em Cascavel pela Vascular Master Center.
“Tanto eu, quanto Dr. Charles, somos muito comprometidos em todos os trabalhos que nos envolvemos. Em função disso, nosso entusiasmo contagia a todos! Nossa grande paixão em criar este curso se dá pelo método, pela maneira diferente em que ensinamos, proporcionando aos médicos-alunos e seus pacientes resultados rápidos e extraordinários. Um sistema em que ambos ganham tempo e qualidade. Dessa maneira, brota a felicidade, que através do trabalho diferenciado, entregue com plenitude, sela entre médicos e pacientes uma parceria duradoura com muita confiança, gratidão, reconhecimento e harmonia. Ensinamos nossos alunos a praticarem a mesma metodologia que aplicamos em nossas próprias clínicas, desempenhar sempre o nosso melhor, entregar mais do que somos pagos para fazer, espalhando alegria e otimismo, além de promover saúde,” declara Dr. Rover.
O objetivo é especializar cirurgiões vasculares em tratamentos de varizes por meio do ensino de técnicas de última geração e que apresentam melhores resultados. O curso contempla, ainda, conhecimentos de marketing no consultório, estratégias de mercado, atendimento humanizado, transformação pessoal (fé - amor - caridade) e marketing direcionado à área médica.



Agenda - Curso Master 2017 - 2º Semestre

- TURMA EXTRA Curso Master em Fleboestética – 12 a 15 de Julho de 2017 (Goiânia - GO);

- 1º Curso Master Avançado em Escleroterapia Ampliada – 24 a 26 de Agosto de 2017 (Cascavel - PR);

- 21º Curso Master em Fleboestética 27 a 30 de Setembro de 2017 (Goiânia - GO);

- 8º Curso Master Avançado em Laser para Varizes – 13 a 15 de Novembro 2017 (Cascavel - PR);

- 6º Curso Master Avançado em Ultrassom Doppler Venoso – 16 de Novembro 2017 (Cascavel - PR);

- 12º Curso Master Avançado em Escleroterapia com Espuma – 17 a 18 de Novembro 2017 (Cascavel - PR);

- 22º Curso Master em Fleboestética 29 de Novembro a 02 de Dezembro de 2017 (Goiânia - GO).


Plantando sementes da vitória
Na residência de cirurgia vascular, estudam-se as doenças que acometem os sistemas arterial, venoso e linfático. As doenças arteriais absorvem a maior parte do tempo do curso. Logo, os residentes acabam tendo pouco contato com as doenças venosas, porque as doenças arteriais apresentam maior risco de perder a perna. Por isso, Dr. Rover e Dr. Charles investem, constantemente, para manter a excelência do Padrão Master no tratamento de varizes. Ambos os cirurgiões com vasta experiência e conhecimento sabem exatamente o que é viável e o que não é durante os procedimentos. Diretrizes, condutas, qual a melhor técnica para cada caso clínico, quais são as melhores tecnologias a favor do diagnóstico, entre outros aspectos importantes. Em outras palavras, o que os dois cirurgiões demoraram para aprender ao longo de suas jornadas médicas, os colegas que realizam o curso aprendem em tempo recorde:
“Eu demorei 20 anos para aprender o que ensinamos no curso de forma rápida e, principalmente, com excelência. Em poucos dias os colegas saem dominando uma técnica e como combinar os tratamentos. É muito gratificante ver a satisfação deles ao final do curso, assim como seus sorrisos que vão de orelha a orelha. Na disciplina de transformação pessoal, os cirurgiões saem renovados. Aprendem a tratar o paciente com mais carinho, que não se deve cobrar de pessoas mais carentes, enfim, aprendem a ser um humano melhor dentro de casa, no trabalho e nos demais lugares do seu convívio social”, declara Dr. Rover.





Um convite inusitado

Recentemente, Dr. Rover fez um curso com Monty Roberts e Eduardo Moreira aqui no Brasil. O cirurgião está com as passagens compradas para fazer outro curso, no mês de agosto, na cidade de Solvang, que fica próxima de Los Angeles na Califórnia. O convite para aprofundar os conhecimentos veio do próprio Monty Roberts, que, inclusive, foi homenageado pela rainha da Inglaterra por ter criado a linguagem Equus, que permite a doma de cavalos sem o uso da violência, a doma racional. Roberts escreveu mais de 30 livros, os mais importantes são: “O Homem Que Ouve Cavalos” e “A Violência Não é a Resposta”. O encantador de cavalos, como é conhecido, também tem um projeto beneficente, que por meio de seu método, recupera veteranos de guerra e possibilita que crianças com dificuldades físicas se reintegrem ao convívio social. “Eu o considero um mestre a serviço da humanidade e, por isso, tomei a decisão de fazer este curso e estou levando meu filho comigo. Temos muito que aprender para nos tornar pessoas melhores”.







Dra. Karen Rigoni – São Paulo
Cirurgiã Vascular

“Eu fiz o curso Master em Fleboestética há dois anos. Essa oportunidade me ajudou muito em vários aspectos. No consultório, a técnica da escleroterapia ampliada melhorou meus resultados e com isso aumentou o grau de satisfação dos meus pacientes. Além disso, aprendi no módulo de marketing a demonstrar o valor do nosso trabalho.”






Dr. Alan Vitor Ohki de São Paulo para Medianeira-PR
Cirurgião Vascular

“O curso Master em Fleboestética superou minhas expectativas! Aprimorei técnicas importantes no tratamento da doença venosa, que inclui as varizes e os vasinhos. O curso é completo, estuda desde a escleroterapia até a aplicação do laser. As aulas são teóricas e práticas (hands on) e com o diferencial de poder acompanhar o pós-tratamento. Ou seja, podemos visualizar durante a programação, os primeiros resultados obtidos nos pacientes que foram voluntários nos procedimentos. Além disso, o programa também conta com um módulo muito especial: marketing no consultório. Esse tema foi excelente, pois contribuiu para melhorar minha postura no atendimento do cotidiano. Em outras palavras, o curso todo mudou a minha vida profissional, os pacientes já sentiram a diferença. Também, ficaram mais contentes com a eficiência dos novos procedimentos que passei a disponibilizar. Pelo meu desempenho, fui convidado para integrar a equipe do Dr. Rover e trabalhar em Medianeira, minha nova casa.”


Dra. Joana de Carvalho - Portugal
Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular
Fellow of the European Board of Vascular Surgery

“Entrei em contato com o Dr. Rover por recomendação do Professor e Doutor Armando Lobato. Foi em um jantar, no intervalo de um congresso, que conversamos sobre fleboestética e o meu interesse nessa área. Combinamos, então, que o melhor seria frequentar o curso Master em Fleboestética. Comecei a minha formação, com duração de seis anos em Cirurgia Vascular e, como tal, já frequentei inúmeros cursos. Mas atrevo-me a afirmar que este curso com Dr. Rover, sem dúvida alguma, foi o melhor que já participei. Foram quatro dias extremamente intensos e os ensinamentos práticos tiveram uma base teórica muito bem estruturada, o que para mim é crucial! Além disso, não focam apenas a parte técnica (abordagem, avaliação na consulta, realização do diagnóstico e escolha do tratamento mais adequado para o paciente), mas também nos ensinam aspectos humanos. O Dr. Rover, pelas suas qualidades médicas e humanas excepcionais nos contagia com a sua forma de ‘estar na vida’. É uma experiência altamente produtiva, que me encorajou a mudar diversos pontos da minha atividade clínica e melhorou o meu dia a dia!“






Fernando Bacalhau – São Paulo
Cirurgião Vascular

“Eu fiz o primeiro curso de fleboestética há cinco anos! Digo primeiro, porque acabei realizando diversos cursos com a equipe Master Center! Todos eles contribuíram muito para minha atuação clínica. Com a escleroterapia ampliada, por exemplo, melhorei bastante os meus resultados dentro do consultório. Já o módulo de marketing serviu para me sentir mais seguro no atendimento aos meus pacientes.”





Multivalente: cirurgião,professor e palestrante
A experiência como professor nos cursos e treinamentos, o amplo conhecimento sobre as doenças vasculares e as notáveis habilidades cirúrgicas, transformaram Dr. Rover em uma referência em sua especialidade. Multivalente, também atua como consultor de negócios da área médica e ministra palestras por todos os cantos do mundo. Em abril de 2017, esteve presente no Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE), considerado um dos maiores eventos do mundo desse ramo. Dr. Rover foi um dos destaques do encontro. Durante os três dias foi responsável por ministrar três temas: “Projeto Bambu: tratamento de varizes com espuma no serviço público – experiência com 6.353 casos”; “O papel da cirurgia venosa combinada ao tratamento estético das varizes”; “O futuro do tratamento de varizes começa agora”. O Projeto Bambu foi selecionado entre mais de 450 trabalhos enviados, sendo que só 150 puderam ser apresentados oralmente, além da publicação no suplemento especial da revista Vascular Journal. Esse projeto também se classificou entre os dez melhores do evento, concorrendo ao aclamado prêmio Edward Dietrich. Ao final do evento, na mesa de debates com cinco cirurgiões vasculares dos Estados Unidos, Dr. Rover foi convidado pela Dra. Sheila Coogan para ministrar uma palestra sobre sua experiência no renomado American Venous Forum.


“Acredito que a gestão do conhecimento deve ser compartilhada, não podemos guardá-lo para nós, pois quando ensinamos, automaticamente, também aprendemos. Trabalho diariamente para obter resultados excelentes e, acima de tudo, para ver meus colegas médicos e pacientes mais felizes.”







Reconhecimento Internacional

Os cirurgiões Dr. Rover e Dr. Charles Esteves fundaram o Congresso Internacional Master em Flebologia Estética (CIFE). O evento será realizado no Sheraton São Paulo WTC Hotel em agosto de 2018. “Foram iniciados os contatos com os palestrantes internacionais e para a nossa surpresa, o primeiro convidado já confirmou sua presença: o renomado Doutor Mark Whiteley de Londres, autor de diversas publicações na área de cirurgia vascular, inclusive, será o presidente do 19th Annual Meeting of the European Venous Forum em 2018”, declara Dr. Rover



Responsabilidade social

A credibilidade do Dr. Rover é igualmente identificada no exercício da responsabilidade social. Por isso, o médico não poupa esforços para implantar novas ideias em prol da saúde da população, bem como, costuma contribuir com diversas causas sociais e entidades filantrópicas. Descobrimos isso, durante a pesquisa de campo para elaborar essa reportagem.


Projeto Bambu, tratamento de úlceras e varizes com espuma, que já beneficiou mais de sete mil pacientes

O bambu é uma planta com haste longa e flexível, que quebra com facilidade perante uma ventania, mas, por nunca estar sozinho, acaba formando um aglomerado, assim os troncos unidos suportam as maiores tempestades. Foi com essa filosofia de união que em 2010 os médicos, Dr. Rover e Dr. Charles, iniciaram o tratamento de varizes com espuma na cidade de Toledo (PR). Foram os pioneiros no Brasil a oferecer esse tipo de procedimento em larga escala no sistema público de saúde. Em 2012, o projeto foi lançado durante um congresso internacional no Guarujá (SP). Na ocasião Dr. Rover apresentou seus primeiros 304 casos, provando que a técnica era viável, eficaz e poderia ser implantada no sistema público para acabar com as filas de espera no tratamento de doenças venosas crônicas. Só agora em 2017, em conjunto com o esforço de muitos cirurgiões vasculares e, principalmente, após a divulgação de um documentário apresentado em rede nacional por Dr. Drauzio Varella, que esta iniciativa tomou grandes proporções, sendo reconhecida e passou a integrar a ‘Tabela SUS de Procedimentos Médicos’. Dr. Rover parabeniza todos os colegas médicos que estão envolvidos nessa conquista. Vale ressaltar que, por meio do Projeto Bambu, utilizando-se da técnica de espuma, cerca de 7235 pacientes já foram tratados, sendo que em mais de 90% dos casos houve melhora significativa das dores nas pernas e a cicatrização de mais de 98% das úlceras varicosas, combinando ‘espuma’ com ‘Bota de Unna’. No Paraná, o projeto já atendeu as cidades de Toledo, Medianeira por meio do serviço público. Já nas cidades de Cascavel e Corbélia (Hospital Santa Simone) foram beneficiados mais de 700 pacientes carentes, com o apoio de entidades filantrópicas que garantiram estes atendimentos sem custos. Foi também em Cascavel que Dr. Rover recebeu mais de 252 cirurgiões vasculares de todos os estados do Brasil, que vieram aprender a técnica da espuma e de como implantar o serviço na rede pública em suas cidades. Com isso, o Projeto Bambu cresceu e tomou proporções ainda maiores, tanto que já foi inserido em mais de 150 centros distribuídos pelo país.

 
Instituto Tiago Camilo
Fundado em 2012, o Instituto Tiago Camilo promove inclusão social, qualidade de vida e difunde os valores do esporte, por meio do judô. Além disso realiza atividades, passeios culturais e sociais para quase 400 crianças inscritas entre os três polos da entidade. Para aqueles que almejam uma carreira esportiva, existe a oportunidade de filiação pela Federação Paulista de Judô. Hoje, são 65 crianças federadas e aptas para participarem do calendário de competições. Doutor Rover ao conhecer a história de Tiago Camilo, judoca brasileiro, campeão mundial, vice-campeão olímpico e tricampeão pan-americano, tornou-se padrinho do instituto, apoiando a causa. Conheça mais esse projeto acessando o site.



Seguindo os Passos de Nuno Cobra
O “Método de Treino Nuno Cobra” tem mais de 60 anos, porém pela sua visão integral do ser humano, perpetua até os dias de hoje e apresentando resultados extraordinários. Nuno treinou diversos atletas de sucesso, como o pivô da seleção brasileira de basquete (Waldemar Blatkauskas) e os grandes astros do automobilismo: Gil de Ferran e o inesquecível Ayrton Senna. O cirurgião vascular, Dr. Carlos Alberto Rover, além de admirar o Preparador Mental, costuma recorrer as suas obras para fundamentar seu referencial teórico. O livro “A Semente da Vitória” é o mais citado pelo médico durante os cursos, palestras e treinamentos que ministra. Também, tem o hábito de indicar no consultório essa leitura para seus pacientes, com o objetivo de promover saúde. Aptidão física, realização pessoal e saúde, quem não deseja essas três coisas na vida? Nuno enfatiza que fortalecimento do corpo e o resgate da autoestima são fundamentais para melhorar a saúde emocional e, desta forma, tornar-se um vitorioso. Sua metodologia de trabalho, não se limitou apenas aos atletas profissionais, ou seja, pode ser praticada por qualquer pessoa. O sonho de conhecer essa personalidade motivou Dr. Rover a se inscrever em curso que seria ministrado pelo Preparador Mental. Ao final do evento, encheu o peito de coragem e dirigiu-se para conversar com aquele “jovem senhor”, de 78 anos. Sem piegas: ele estava em plena forma física e saudável. Doutor Rover declarou que estava feliz pela oportunidade de viver aquele momento. Na ocasião, aproveitou para falar do sonho de ser treinado por ele. O resultado dessa conversa, é o próprio médico que nos conta:
“A empatia foi recíproca. Nuno disse que a circulação do nosso corpo é rio da vida, logo concluímos que eu trabalho no leito desse rio, redirecionando o fluxo da circulação para os lugares corretos, desta forma ajudando as pessoas. Quando revelei que gostaria de ser treinado por ele, Nuno ficou pensativo. Em seguida conversamos mais um pouco e ele me passou o seu contato. Em maio de 2016, liguei para sua assessoria e deu certo! Nossos encontros acontecem na USP uma vez por mês. No começo eu estava muito ansioso, queria mudanças rápidas, eis a primeira lição: temos que ir devagar para chegar rápido! Hoje entendo o que o mestre diz: ´chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo´. Nuno quer dizer que ao criar uma relação de prazer com a atividade corporal, iniciamos um círculo positivo de realizações e, por meio de pequenas conquistas, desenvolvemos a nossa confiança e aumentamos a nossa performance. Boa parte do meu treino pode ser realizada em casa com tranquilidade, pois sigo os passos de Nuno e as orientações da especialista no método Nuno Cobra, Dra. Silvia Risette. Inclusive, mudei minha forma de comer (agora eu mastigo muito bem os alimentos para absorver melhor os nutrientes) e procuro dormir bem. Quanto aos exercícios, Nuno nos indica aqueles que promovem o aumento das conexões entre os neurônios e da capacidade de concentração, bem como, naqueles que melhoram o rendimento cardiopulmonar. Tudo o que Nuno me disse está acontecendo! Além da perda de peso, estou renovado e muito mais feliz em todas as esferas da minha vida.”

No início de 2017, a famosa Revista GQ - Gentlemen’s Quarterly - produziu uma reportagem emocionante, daquelas que você não consegue parar de ler. Do começo ao fim, o leitor encontra dicas e reflexões sobre o método de Nuno Cobra, que valoriza o desenvolvimento do corpo e a autoconfiança. Curiosamente, entre os “cases” e relatos dos entrevistados, adivinha quem estava lá? Isso mesmo: Dr. Rover!
“Foi um presente cósmico participar desta reportagem. O Universo conspirando ao nosso favor.”

Saiba mais sobre Nuno Cobra:
www.nunocobra.com.br

Mais uma conquista para a saúde da população: Clínicas Populares para o tratamento de Varizes estão sendo implantadas em todo o Brasil

Diversos pacientes que sofrem de dores nas pernas não têm acesso ao tratamento vascular junto ao SUS e, muitas vezes, também não dispõem de condições financeiras para realizar seu tratamento em uma clínica particular. Diante dessa realidade, Dr. Rover e Dr. Charles, que ministram o curso avançado de tratamento de varizes com espuma, em conjunto com o departamento comercial (Pedro Faria) criaram a Clínica de Espuma Popular para Varizes (CEP-Varizes). Com a mesma filosofia do projeto bambu, que já possibilitou o tratamento de muitas pessoas carentes, esse projeto surgiu para atender as pessoas que necessitam de tratamento de varizes por valores mais acessíveis, mas mantendo a mesma qualidade, pois o atendimento será realizado por um especialista. A nova rede de clínicas populares terá seu funcionamento em conjunto com os alunos do curso interessados em fazer parte da ideia.
“Para fazer parte da CEP o aluno (médico cirurgião vascular) precisa realizar o curso Master em Fleboestética e o curso Master avançado no tratamento de varizes com espuma. Após estes dois pré-requisitos iniciais e, de acordo com sua vontade, seu desempenho e comprometimento pode ser selecionado para abrir uma unidade em sua cidade. Este projeto era um sonho e hoje se tornou realidade. Está em franco funcionamento e já temos três unidades abertas, duas em fase de implantação e outras nove em análise. As clínicas em funcionamento estão situadas nas cidades de Medianeira (PR), São José (SC) e a terceira na Vila Mariana, São Paulo capital. As próximas a serem implantadas serão em Goiânia e na sequência em Marília. Todos os serviços são prestados por um médico especialista em cirurgia vascular e a técnica usada para o tratamento de varizes é a da espuma”, declara com entusiasmo Dr. Rover.


A Felicidade do cliente é o propósito do atendimento da Equipe da Vascular Master Center, Cascavel- PR
“Quero prestar uma homenagem a um grande amigo que trabalha comigo há 18 anos: Emerson José Mendes. Sempre foi muito dedicado e comprometido e nunca mediu esforços nos préstimos dos seus serviços. Assim como a Gerente da clínica Roberta Justino e a enfermeira Aline Medeiros. Parabenizo minha equipe e agradeço a cada um de maneira especial, por estarem comigo nessa jornada.”


“Agradeço a Deus todos os dias por esta trajetória iluminada. Também, sou grato aos meus pacientes pela confiança e por proporcionarem a minha realização profissional plena”, finaliza Dr. Rover.


ASS.:











Dr.CarlosAlberto Rover
Diretor do Curso Master em Fleboestética
Diretor da Vascular Master Center
Especialista em Cirurgia Vascular com área de atuação endovascular pela SBACV e CBR
CRM-PR 16192 | RQE 9052

Confira o vídeo Institucional Curso Master em Fleboestética em Cascavel



Texto: Jornalista Sandra Lopes / Fotos: Nery Cardoso - Luciano Dourado - Arquivo pessoal