SAÚDE NEWS

Editorias

Prevenção

15/01/2016
Programe-se para ter um envelhecimento saudável

 Envelhecer não significa perder a habilidade de fazer as tarefas diárias ou deixar de realizar projetos de vida. Estar ativo após os 60 anos requer programas adequados de atividades que desenvolvem as especificidades para ganhar força, resistência e melhorar o equilíbrio. Esses ganhos serão fundamentais para a prevenção de quedas. Em outras palavras, o objetivo é criar no idoso uma reserva física para quando sofrer possíveis lesões tenha uma recuperação mais rápida.
A atividade física não só deve ser estimulada, como também deve fazer parte da rotina dos idosos. A expectativa de vida aumentou muito e o envelhecimento no Brasil é um fato relativamente novo, por isso requer mais atenção da sociedade para identificar quais profissionais estão realmente capacitados para atender essa faixa etária. É preciso investir na qualidade de vida, fazendo a promoção do envelhecimento ativo e saudável, a manutenção e a reabilitação da capacidade funcional. Um idoso saudável tem a autonomia preservada, tanto a física como a psíquica.
Sabemos que um programa de atividades para atender as necessidades dessa população idosa deve preocupar-se também, em associar o trabalho físico, correlacionado ao estímulo da memória e acompanhamento clínico. Quando se envelhece, o armazenamento de novas informações e as habilidades físicas começam a diminuir, portanto, se faz necessário a intervenção técnica de uma equipe multidisciplinar. Os profissionais são habilitados para adequar as individualidades, respeitando as limitações ortopédicas e as morbidades do sistema cardiovascular, desenvolvendo a quantidade ideal de exercícios para cada caso, que contemplam: coordenação motora, treino antiquedas, alongamento, força muscular e dupla tarefa. A missão é transformar a vida dessas pessoas, de maneira que o idoso possa ter maior autonomia em suas tarefas diárias, e por consequência, seja mais feliz!
 
 
Hábitos saudáveis determinam a saúde com qualidade de vida ao idoso.

Dra. Selma Farah Saliba
CRM-PR 11800
Geriatra - RQE 10411
Especialista em Geriatria e Medicina Interna pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) - RQE 6075
 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - Cascavel/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.