CAPA

Mais saúde, beleza e amor-próprio

Instituto da Pele

A beleza e o autocuidado estão cada vez mais associados ao bem-estar e à qualidade de vida. Deixaram de ser uma questão de mera vaidade. Estar feliz com sua aparência influencia na autoestima e, por consequência, na sua saúde física e mental, principalmente, quando passamos por uma fase de grande transformação visual. No processo de envelhecimento, intrínseco ao ser humano, muitas coisas mudam, e os sinais do tempo começam a surgir, reduzindo a vitalidade e a firmeza da pele, o brilho e a cor dos cabelos, nossos músculos enfraquecem, os hormônios se alteram, afetando também as nossas emoções. Diante desse contexto, quem pode nos auxiliar são os médicos dermatologistas do Instituto da Pele, Dr. Carlos Alves Júnior e Dr. Fernando Henrique Alves, que disponibilizam para Cascavel e região tecnologias de ponta e tratamentos modernos para pele, unhas e cabelos. Além disso, o local conta com equipe de profissionais capacitados, estrutura ampla, produtos certificados e de qualidade. Tudo isso, aliado ao atendimento personalizado, destaca o Instituto como uma referência de credibilidade em dermatologia no Paraná. Nas próximas páginas, você terá a oportunidade de ler informações sobre três procedimentos versáteis: Ácido Hialurônico, Ultrassom Micro e Macrofocado 3D e fios de Ácido Poli-L-Láctico, que são considerados tratamentos padrão ouro no rejuvenescimento facial e corporal. Atividades físicas, alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis, inteligência emocional, autocuidado e valorização da sua beleza são atitudes de amor-próprio.

 

Dr. Carlos Alves Júnior
CRM-PR 22692 | RQE 14108
- Faculdade de Medicina de Catanduva (SP)
- Residência Médica em Dermatologia pela Universidade de Taubaté (SP)
- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Dr. Fernando Henrique Alves
CRM-PR 28185 | RQE 22178
- Medicina - Universidade Católica de Pelotas (RS)
- Residência Médica em Dermatologia
- Hospital Federal da Lagoa (RJ)
- Preceptor na Residência Médica de Dermatologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
- Médico Dermatologista do Ambulatório do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop)
- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

 

Face, pescoço e colo 

Preenchimento com Ácido Hialurônico
Efeito imediato

O rosto, o pescoço e o colo têm a pele mais fina, sensível e exigem atenção especial. Além disso, também são as regiões do nosso corpo que mais sofrem com as condições externas (sol, luzes artificiais e poluição), desenvolvendo envelhecimento, rugas e manchas. Mas a medicina e a tecnologia proporcionaram avanços significativos na área de prevenção e rejuvenescimento. Cada vez mais inovadores, os tratamentos dermatológicos apresentam resultados focados em naturalidade, beleza e individualidade. Existem diversos tratamentos que revitalizam e retardam o envelhecimento do trio: face, pescoço e colo. Para começar, os médicos dermatologistas do Instituto da Pele, Dr. Carlos Alves Júnior e Dr. Fernando Henrique Alves, indicam o preenchimento com Ácido Hialurônico. Isso porque é possível obter um resultado imediato de devolução de volume e reestruturação dos contornos. As partes da face que mais se beneficiam desse tratamento são sulco nasolabial (“bigode chinês”), lábios, olheiras, linha da marionete, têmporas, nariz e lóbulo da orelha. Nas regiões do pescoço e do colo, o Ácido Hialurônico promove uma hidratação profunda, recupera o viço, o turgor, a elasticidade e a maciez. Reduz, ainda, as linhas finas e pequenas rugas. A aplicação é indicada a partir dos 30 anos para mulheres e homens que já apresentam algum sinal de pele desvitalizada ou com flacidez, sendo que o efeito dura, em média, um ano. 


Ultrassom Micro e Macrofocado 3D
O estímulo de colágeno deve continuar

Após a primeira etapa de devolução imediata do volume com o Ácido Hialurônico, é chegada a hora de estimular a produção do colágeno pelo próprio organismo. Como? Os médicos dermatologistas do Instituto da Pele indicam o uso do Ultrassom Micro e Macrofocado 3D. Com ação não invasiva e retorno imediato do paciente à sua rotina, essa tecnologia é capaz de estimular as células chamadas fibroblastos, que produzem as fibras colágenas, conferindo um resultado natural e mais duradouro.
“Com ponteiras de espessuras diferentes, de acordo com o local e a camada da pele que se pretende atingir, o ultrassom atua por meio da emissão de ondas de calor, estimulando a produção de colágeno nos níveis mais profundos da pele, ajudando a firmar e criar uma aparência mais jovem. Além de tratar a flacidez facial, também elimina gordurinhas, deixa o rosto mais jovem e as pálpebras mais firmes”, explica Dr. Fernando Henrique Alves. 

Ponteiras menores:
- Arqueamento da cauda da sobrancelha
- Flacidez das pálpebras superiores e abertura do olhar
- Flacidez das pálpebras inferiores
- Rugas ao redor da boca

Ponteiras maiores:
- Contorno mandibular
- Flacidez da derme profunda
- Flacidez de papada
- Flacidez de pescoço


Fios da beleza
Tratamento padrão ouro

Os fios de sustentação potencializam e complementam os tratamentos anteriores, pois reposicionam os tecidos do rosto e pescoço que, com o passar dos anos, apresentam uma queda cada vez mais acentuada. O tratamento é considerado padrão ouro e não altera o volume, mas sim reorganiza as estruturas, gerando um resultado bastante natural. Reabsorvíveis e biocompatíveis com o organismo humano, a diferença entre o fio de PDO (Polidioxanona) e o fio de Ácido Poli-L-Láctico, além da composição, está no tempo de absorção. Enquanto o primeiro demora de seis a oito meses para ser totalmente absorvido pelo organismo, o segundo leva cerca de 24 meses.

Triângulo da Juventude

Entre os 25 e 40 anos
Três características únicas garantem o aspecto jovial do rosto: maçãs altas, volume completo e linha da mandíbula bem definida.

A partir dos 55 anos
Você sabia que, no primeiro ano após a menopausa, a mulher perde aproximadamente 30% do colágeno? Além disso, devido ao processo de envelhecimento natural da pele, também ocorre a perda de volume malar ou migração da gordura facial, por isso o triângulo inverte-se. Dessa maneira, ocorre flacidez das bochechas, rugas nasolabiais mais pronunciadas e flacidez da linha da mandíbula. Recuperar o "triângulo da juventude", sem recorrer à cirurgia, é possível aliando o reposicionamento de volume com a estimulação e produção do colágeno na região. E, nesse caso, indica-se o tratamento com os fios de sutura de Ácido
Poli-L-Láctico. 


Efeito lifting imediato
Aparência mais jovem, resultados progressivos e naturais

Os fios de Ácido Poli-L-Láctico são ótimos para dar um up na expressão: melhoram os contornos do rosto (linha da mandíbula e das bochechas), elevam as sobrancelhas, diminuem as rugas ao redor dos olhos (“pés de galinha”), o “bigode chinês” e, ainda, tratam a flacidez no pescoço e na papada. A técnica de aplicação dos fios é minimamente invasiva, com baixo tempo de repouso e recuperação e não deixa cicatrizes aparentes.


Aposte nos tratamentos associados para rejuvenescimento duradouro
“Uma das nossas premissas é tratar a causa do problema. Então, é comum associarmos procedimentos que potencializem os resultados. Os fios de Ácido Poli-L-Láctico podem ser combinados ao Ácido Hialurônico e Ultrassom, desde que em uma ordem específica. Se a face teve uma perda considerável de gordura, músculo e reabsorção óssea, é preciso que façamos um preenchimento com o Ácido Hialurônico; após, podemos utilizar o Ultrassom Microfocado 3D, que induz a produção de colágeno; no mesmo ou no outro dia, já é possível finalizar com a aplicação dos fios de Ácido Poli-L-Láctico. Eles proporcionam a sustentação da pele por meio de microcones bidirecionais que se fixam à camada subcutânea, remodelando a derme. Além do efeito lifting imediato e de aspecto natural, elevam as maçãs do rosto e suavizam sulcos indesejáveis. Também são excelentes estimuladores de colágeno, que agem até 24 meses, melhorando gradualmente a firmeza e a elasticidade da pele”, explica Dr. Carlos Alves Júnior. 


Fios
Devem ser aplicados por especialistas

Os fios de sustentação evoluíram muito desde que surgiram, com a grande difusão e para diversos profissionais. Porém, até o presente momento, apenas médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos capacitados podem executar com segurança a aplicação dos fios de Ácido Poli-L-Láctico. Antes de realizar esse tipo de procedimento, os profissionais precisam passar por treinamento específico e atualização anual. Além disso, os médicos do Instituto da Pele participam de diversos eventos nacionais e internacionais para melhorar suas habilidades. Citamos, por exemplo, o encontro científico “World Experts Meeting Barcelona 2017”, na Espanha, no qual os dermatologistas estiveram presentes. Mesmo sendo um procedimento minimamente invasivo, no Instituto da Pele, a colocação dos fios começa com o dermatologista sinalizando as áreas a serem tratadas e com a sedação do paciente, realizada pelo médico anestesiologista, Dr. Marcelo Santa Cruz, que acompanha o pré, durante e o pós-procedimento. O atendimento é realizado em um ambiente especial, que segue as normas da Vigilância Sanitária, contempla equipamentos e aparelhos de emergência, como os de uma UTI, além de uma equipe preparada para possíveis intercorrências. Tudo isso promove mais conforto, bem-estar e segurança aos pacientes.  


Mãos e braços

Pequenos detalhes
Grandes diferenças

Outras partes do corpo também podem revelar a passagem dos anos. Sempre expostas aos aspectos climáticos, produtos químicos, atividades físicas e domésticas, as mãos têm a pele mais fina e delicada. Para elas, o tratamento com Ultrassom Microfocado 3D garante uma aparência mais firme e com menos flacidez. Outra queixa são as manchas, que podem ser combatidas com sessões de Laser CO2.
Aquela gordurinha localizada logo acima e abaixo da linha do sutiã, que pode ser causada por excesso de peso, má alimentação ou, até mesmo, alterações hormonais, é outra preocupação que afeta a autoestima de muitas mulheres. Seguindo nessa linha, também existe a queixa quanto àquela pele, gordura e flacidez do braço, o famoso “tchauzinho”. E para esses problemas, indica-se o tratamento não invasivo com o Ultrassom Macrofocado 3D. Eficaz, a tecnologia aumenta a ancoragem e o tônus muscular, promove a formação de novas fibras colágenas, responsáveis pela sustentação da pele, e, ainda, atua contra os estoques de gordura localizada, graças às diferentes profundidades da pele que suas ponteiras conseguem atingir.

Um reforço a mais
Durante os tratamentos já citados, especialmente na fase de aplicação do Ácido Hialurônico, o laser ablativo de CO2 e o peeling químico são grandes aliados como tratamentos coadjuvantes. Na face, no pescoço, no colo e nas mãos, auxiliam no combate a linhas finas, manchas, melasmas, cicatrizes de acne, entre outros fatores decorrentes da exposição solar e da passagem do tempo. Esses tratamentos são sinérgicos e não antagônicos, ou seja, podem ser realizados com segurança, em qualquer fase, juntamente com os demais procedimentos. 


Pernas, bumbum e abdômen

Se o objetivo é remodelar os contornos do corpo, reduzir medidas e melhorar a flacidez em um curto período de tempo, o Ultrassom Micro e Macrofocado 3D é uma alternativa eficaz. Trata as regiões do abdômen, flancos, culotes, panturrilha, gordura ao redor do joelho, flacidez e gordura ao redor do umbigo, celulite, gordura localizada e flacidez nas coxas e no bumbum. Para pernas e bumbum, as ponteiras Micro e Macrofocadas são uma combinação perfeita, já que atuam na flacidez e ajudam a eliminar a gordura localizada. O mesmo raciocínio é válido para o abdômen. Muitas pessoas que perdem peso, ou após a gestação, ganham aquela barriguinha, e a pele fica flácida. O Ultrassom 3D é um tratamento não invasivo, sem a necessidade de abdominoplastia (cirurgia para retirada de pele e gordura do abdômen). 

Pernas torneadas + Lifting de bumbum + Abdômen definido

Ultrassom Micro e Macrofocado 3D: tratamento de alta performance que provoca a quebra das células de gordura, combate a celulite, trata a flacidez e melhora o contorno corporal.

Menos flacidez e mais glow! 
O Ácido Poli-L-Láctico é um bioestimulador de colágeno que ajuda a recuperar a firmeza, a sustentação e a qualidade da pele nas áreas do abdômen, do bumbum e das coxas, promovendo aquele efeito glow que todo mundo deseja. O procedimento é realizado em consultório médico, sendo considerado pouco invasivo. Além disso, traz efeitos naturais e de longa duração comprovada, com resultados visíveis até 25 meses após a primeira aplicação. São indicadas, em média, de três a seis sessões, com intervalo mínimo de três semanas entre cada uma.

Flacidez corporal “por um fio”  
Os fios de sustentação de Ácido Poli-L-Láctico também podem ser utilizados no corpo para tratamento da flacidez, proporcionando efeito lifting imediato e bioestimulação progressiva do colágeno pelo próprio organismo. Seu uso pode ser indicado para elevação dos seios e umbigo invertido (“umbigo triste”).


Homens também se cuidam!
De um lado, homens que não procuram tratamentos dermatológicos por vergonha, medo de ficar com a aparência afeminada, entre outros mitos e tabus impostos pela sociedade. De outro, aqueles cada vez mais preocupados em praticar atividades físicas, cuidar da aparência e melhorar a autoestima.  
“É importante esclarecer que, na dermatologia cosmiátrica, temos tratamentos e protocolos específicos para os homens. Sabendo das importantes diferenças entre o padrão de um rosto masculino e o de um rosto feminino, ajustamos as técnicas e os procedimentos com o objetivo de rejuvenescer e melhorar a aparência, sempre respeitando os traços característicos da face masculina”, explicam os médicos do Instituto da Pele.
Os protocolos desenvolvidos especialmente para os homens proporcionam um aspecto facial geométrico e bem marcado, entre outras características que transmitem a sensação de segurança, virilidade e autoconfiança.
Por exemplo, queixo com formação forte, ângulo da mandíbula e a maçã do rosto pronunciadas são aspectos, geralmente, ligados à masculinidade, relacionadas ao homem mais atraente. Além disso, pode-se tratar linhas de expressão, manchas, sulco nasolabial, lábios, olheiras, linha da marionete, têmporas, nariz, lóbulo da orelha, utilizando diferentes técnicas, com uso de Toxina Botulínica, Ácido Hialurônico, Ultrassom, Laser de CO2 e peelings. Outra grande procura do público masculino são os tratamentos de epilação do pescoço, zigomático malar, peito e costas.


Plasma fracionado para lifting de pálpebras sem cortes

A região dos olhos possui a pele mais sensível e fina de todo o rosto. Por ser uma área muito delicada, sofre com a influência de fatores externos, principalmente quando se trata da exposição solar, que acelera o envelhecimento precoce. Além disso, as pálpebras estão em constante movimentação, para proteger os olhos e os músculos trabalham incessantemente para piscar, chorar, abrir, fechar e contrair os olhos. Todos esses fatores contribuem para que essas “dobras” acima e abaixo dos olhos apresentem rugas, flacidez, linhas e bolsas. Em alguns casos, essas manifestações podem se agravar, deixando a região dos olhos muito pesada e até acabam atrapalhando a visão. Anteriormente, este problema só poderia ser solucionado com intervenção cirúrgica, mas, atualmente, existem procedimentos menos invasivos, como o plasma fracionado. Inovador e aprovado pela Anvisa, atua nas estruturas subcutâneas, trata doenças e deficiências da pele. O equipamento gera o plasma fracionado no momento que a ponteira está próxima da superfície da pele, mas sem tocá-la. Indicado para casos de flacidez de pálpebra de leve a moderada, é um procedimento prático, executado no próprio consultório e realizado sob anestesia local. Não é necessário que o paciente se afaste das atividades cotidianas.

• Procedimento não invasivo  
• Protocolos seguros
• Para casos de flacidez de leve a moderada  
• Indicado para todos os tipos de pele

 

Laser melhora saúde ginecológica, sexual e promove o rejuvenescimento íntimo

O envelhecimento, a gravidez e a obesidade alteram significativamente a estética corporal, inclusive, da região genital. Essas situações provocam, muitas vezes, a flacidez tissular e muscular do canal vaginal, introito, vulva e região externa. No período de menopausa, por exemplo, a redução do colágeno, do tônus muscular e dos níveis de estrogênio causam vários sintomas, dentre eles, secura, desconforto durante as relações sexuais, atrofia vaginal e até incontinência urinária.
O termo rejuvenescimento íntimo vem, justamente, da ação que o laser proporciona de estimular a produção de colágeno, fibras elásticas e glicogênio. Dessa maneira, o procedimento trata a flacidez e o aspecto envelhecido da pele, fortifica, ainda, a musculatura da área íntima, recuperando a lubrificação, a contração vaginal, a vascularização da região e o prazer sexual. No Instituto da Pele, as sessões são realizadas por profissionais mulheres qualificadas, com o auxílio de técnicas e aparelhos modernos e eficientes. O procedimento é indolor, podendo sentir apenas um pequeno desconforto. A paciente pode retornar às suas atividades cotidianas de imediato e ter relação sexual após cinco dias da aplicação do laser.

Indicações clínicas: 
• Incontinência urinária;
• Atrofia vaginal; - Secura vaginal;
• Clareamento de vulva;
• Flacidez vaginal
• Perda do tônus;
• Labioplastia;
• Candidíase recidivante.


Tratamentos estéticos corporais potencializam sua beleza

Os procedimentos estéticos, realizados pelos fisioterapeutas e esteticistas, aliados com os tratamentos médicos dermatológicos, se complementam e potencializam resultados, levando sempre em consideração o cuidado, a saúde, a segurança e o desejo do paciente. Tendo em vista a busca por traços mais harmônicos e belos, contribui com a autoestima e torna o corpo mais bonito.

Criolipólise
O procedimento não é invasivo e tem como finalidade utilizar temperaturas baixas para reduzir a gordura localizada. As células de gordura em contato com a baixa temperatura se rompem totalmente, e o corpo as elimina de maneira natural. A técnica é realizada por meio de uma máquina que funciona com o uso de uma ponteira similar à de um aspirador, que suga a gordura superficial através da criação de vácuo. 

Limpeza de pele Biofotônica
É um tratamento que reúne o que há de mais moderno na tecnologia de fototerapia led/laser, associado ao peeling mecânico. O procedimento de assepsia profunda trata a pele removendo células mortas, cravos e sujeiras aliadas à cosmetologia e ledterapia, para atuação mais específica.

Radiofrequência 
Por meio dos aplicadores posicionados na pele, são feitos disparos de radiofrequência no local tratado. A técnica pode ser feita em todas as partes do corpo e da face. O tratamento tem como objetivo aumentar a temperatura do músculo e da pele, produzindo mais fibras, colágeno e elastina. Com isso, a pele ganha sustentação e firmeza, deixando-a mais jovem e bonita. 

Ondas de choque extracorpóreas
É um avançado equipamento microcontrolado pela terapia de ondas de choque extracorpóreas. A energia mecânica cavitacional e térmica produzida pelo equipamento é transferida ao paciente por meio de um aplicador de ondas de choque radiais. Essa terapia causa a formação de novos vasos sanguíneos, ou neovascularização, além de aumentar a produção de fatores de crescimento, que vão ser responsáveis por nutrir e cicatrizar o tecido mole, e induzir a formação do colágeno. Esses efeitos atuam no tratamento da celulite, remodelam o corpo e, ainda, auxiliam no tratamento da flacidez cutânea.

Camila Canato Micheletto
Fisioterapeuta e especialista em Dermatologia Funcional Crefito 225954-F

 

Dermatologia clínica, cirúrgica e estética
• Bioestimuladores de colágeno
• Câncer de pele
• Carboxiterapia
• Celulite • Criolipólise
• Epilação a laser
• Fios de sustentação
• Fototerapia
• IPCA (Indução Percutânea de Colágeno)
• Lasers • LEDterapia para pele e couro cabeludo
• Limpeza de pele Biofotônica
• Luz Intensa Pulsada
• MD Codes / Harmonização facial
• MMP (Microinfusão de Medicamentos Percutâneos em pele e couro cabeludo)
• Ondas de choque extracorpóreas
• Peelings
• Radiofrequência
• Remoção de tatuagem a laser
• Skinboosters
• Toxina Botulínica
• Tricologia
• Vitiligo

Informe Publicitário - Dr. Carlos Alves Júnior - Diretor Técnico Médico - CRM-PR 22692 / RQE 14108