Saúde da criança

Amamentar também é momento de cuidar da saúde dos olhos do bebê

Hospital de Olhos

A amamentação é um vínculo nutritivo e bom aliado na proteção contra doenças oculares, prevenindo o desenvolvimento de conjuntivite alérgica, por exemplo.
“Os recém-nascidos enxergam cerca de 30 centímetros de distância, o suficiente para guardar o rosto da mãe durante a amamentação. A mãe pode aproveitar esses momentos para uma troca de olhares e fortalecer o vínculo”, conta Dra. Carolina Andrade, oftalmologista do Hospital de Olhos de Cascavel, que dispõe de um setor exclusivo de oftalmopediatria.
O cuidado com a saúde ocular das crianças deve começar com o Teste do Olhinho. “Também é importante que aos seis meses, os pais levem a criança para uma consulta completa”, acrescenta. Até os dois anos, recomenda-se que sejam consultas semestrais, depois disso podem ser feitas uma vez ao ano.
Para o desenvolvimento dos olhos, Dra. Carolina recomenda que os pais estimulem os filhos com brincadeiras. Aproximar objetos coloridos e movimentar devagar pode ser um bom exercício até os três meses de idade. “Livros plastificados ajudam no desenvolvimento, principalmente durante o banho, momento no qual as crianças relaxam e aproveitam”. Outra atividade importante é deixar que as crianças em qualquer idade brinquem ao ar livre, pois o contato com a luz natural pode prevenir o aparecimento da miopia.
A oftalmologista afirma que por mais que as crianças gostem de ficar em frente à TV ou aos celulares, essa é uma prática prejudicial aos olhos: “o uso excessivo pode causar ressecamento, fadiga e ajudar na progressão da miopia, por exemplo”.
Crianças que apresentam doenças oculares reclamam de dor de cabeça, sentam-se próximos à TV, apresentam notas baixas ou problemas de comportamento.
“Como a visão se forma até os 7 anos de idade, é importante que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível, por isso os pais devem levar os filhos regularmente ao oftalmologista”, finaliza a Dra. Carolina Andrade.
 

Dra. Carolina Andrade
CRM-PR 26248
Oftalmologista
RQE 16577