Entrevistas

A evolução da cirurgia vascular criou uma subespecialidade, a Cirurgia Endovascular

Instituto Vascular

A cirurgia endovascular consiste na realização de cirurgia por dentro dos vasos sanguíneos. É menos invasiva e menos traumática do que uma cirurgia convencional, pois a endovascular, na maioria das vezes, é realizada com acesso ao interior dos vasos sanguíneos com apenas uma punção, utilizando materiais menos traumáticos, evitando-se cortes, com menor uso de anestésicos, menor risco de complicações, menor tempo de internação e recuperação mais rápida do paciente.
Este método tem proporcionado um grande avanço no tratamento de diversas doenças, oferecendo opções menos agressivas de tratamento como nas embolizações para tratamento de varizes pélvicas, tratamento de tumores como no câncer de fígado e outros tumores malignos. Tratamento de tumores benignos como miomas uterinos, possibilitando manter o útero em mulheres que desejam ter filhos ou situações em que a retirada do útero é arriscada ou indesejada.
Outra parte importante da cirurgia endovascular é o tratamento para desobstrução dos vasos sanguíneos, tanto em artérias quanto em veias.
Diversas técnicas e dispositivos foram criados nos últimos anos, possibilitando o tratamento de tromboses, malformações vasculares e aneurismas de formas mais simples e menos agressivas, permitindo o retorno precoce do paciente às suas atividades e com melhor qualidade de vida.

Dr. Ricardo Adriano Gomes Araújo
CRM-PR 20092
Cirurgia Vascular - RQE 1120
Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular - RQE 26418

Nascido em Cascavel em 1978, aos três anos de idade mudou-se com os pais para Foz do Iguaçu. Aos 17 anos deslocou-se para Curitiba para fazer o curso de pré-vestibular e foi aprovado na faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Nesta época, foi monitor em áreas como anatomia, cirurgia e medicina de urgência e tudo isso despertou seu interesse pela área cirúrgica.
Após a formação em Medicina em 2002, foi médico militar voluntário do Exército Brasileiro em Cascavel por 4 anos (2003 a 2006).
Fez Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007 a 2008).
Na sequência cursou Residência Médica em Cirurgia Vascular pelo Hospital de Clínicas – Universidade Federal do Paraná (2009 a 2010).
Especializou-se em Cirurgia Endovascular pelo Núcleo de Pesquisa em Cirurgia Endovascular do Paraná 2011.
Atualmente é médico sócio do Instituto Vascular e Coordenador do Serviço de Urgência e Emergência em Cirurgia Vascular do Hospital Policlínica Cascavel.
Realiza atendimentos e cirurgias nos hospitais Policlínica, Gênesis, São Lucas, Hospital do Coração N. S. Salete e Hospital Dr. Lima.
Também é professor na disciplina de Cirurgia Vascular no curso de Medicina da FAG.