Notícias

Mantendo cheio o estoque de vida!

14 de junho é Dia Mundial do Doador de Sangue, data para lembrar que meia horinha do seu tempo pode significar a salvação para muita gente

Três bolsas de sangue a cada 21 dias. A transfusão de sangue faz parte da rotina da arquiteta Valéria Gurski, de 34 anos, desde o primeiro ano de vida, já que ela nasceu com Talassemia Major, um tipo de anemia crônica genética que diminui a produção de um dos dois tipos de cadeias que formam a hemoglobina. Por isso, ela depende da transfusão regular de sangue, algo encarado com muita leveza. “Lido com o dia da transfusão como um dia de folga, para descansar”, conta.
Valéria é a prova de que um gesto simples gera um impacto imenso. Assim como ela, muitas pessoas, por diferentes motivos, dependem da doação de sangue. E é para conscientizar sobre isso que 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. “Digo que meus pais me deram a vida, mas os doadores de sangue continuam me dando a vida todos os dias. Então, meu sentimento é de muita gratidão! Graças àquele tempinho que a pessoa doa, outras pessoas podem continuar vivendo e realizando sonhos”.
O desejo é que todos que atendem aos critérios para doação façam como a Nátaly Mesquita Melo, psicóloga que é doadora regular há 14 anos: “Costumo doar de 3 em 3 meses com no máximo 3 doações no ano, que é a frequência permitida para mulheres. E hoje sou doadora fenotipada, ou seja, sou madrinha de sangue. Tem pacientes específicos que recebem meu sangue e sempre que precisam de uma transfusão o Hemocentro me liga. Já tive oportunidade de conhecer um receptor e foi bem emocionante”, conta Nátaly, que criou uma consciência ainda maior sobre a doação porque possui o tipo sanguíneo mais utilizado: O negativo (O-), conhecido como doador universal. “É uma ação tão pequena para quem doa, mas tão importante para quem recebe. Uma bolsa de 500 ml pode salvar até 4 vidas! Isso é muito gratificante”, incentiva Nátaly.

Como doar sangue em Cascavel?

• Hemocentro Regional de Cascavel

Rua Avaetés, 370 - Santo Onofre
De segunda a sábado das 7h30 às 17h30
Agendamento e informações pelo 45 3226-4549


• Banco de Sangue de Cascavel

Rua Santa Catarina, 1268
De segunda a sexta das 8h às 11h30 e das
14h às 17h30 e sábados das 8h às 11h
Agendamentos e informações pelo 45 99925-2891